CARTA ABERTA A SOCIEDADE SUDESTE DO PARÁ
COMISSÃO PRÓ-UNIFESSPA
Nós, estudantes de Parauapebas e região sudeste do Pará, fomos golpeados traiçoeiramente com a notícia da perda do Campus Universitário da UNIFESSPA em Parauapebas, anunciada pelo Secretário Executivo de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Sr. Luiz Cláudio Costa, no último dia 16 de agosto em Brasília.
Nossas expectativas de um futuro melhor, através de uma formação acadêmica e profissional, foram jogadas na lata do lixo com a decisão do MEC em excluir nossa cidade daquelas que irão receber um campus da UNIFESSPA.
Segundo o Sr. Costa, o MEC vai construir em Parauapebas, o IFPA (Instituto Federal do Pará – antigo CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica), ou seja, ao invés de uma universidade com formação humanística e científica de alto nível nos oferecem um centro de formação de mão de obra barata para atender a VALE. Como se nossos colegas e irmãos só servissem para ser “peões” da VALE.
Nós repudiamos essa decisão arbitrária do MEC e queremos o campus universitário para quando terminarmos nossa formação fundamental e média cursarmos o ensino superior sem precisarmos sair da cidade que tanto amamos, onde temos família e amigos; e, portanto, melhores condições e qualidade de vida.
Parauapebas também é a melhor opção para os estudantes dos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás, pois já hoje recebe considerável número de estudantes atendidos pelas faculdades instaladas no CEUP (Centro Universitário de Parauapebas).
Reforçamos uma vez mais, que não queremos continuar sendo apenas mão de obra barata da Vale e suas “terceirizadas”. Nosso futuro não pode e não deve se resumir a isto!
Nós queremos ter a perspectiva de um futuro e dias melhores e, acima de tudo, contribuir com o futuro de nossa cidade e região como profissionais que construirão uma alternativa à mineração e seus efeitos destruidores para todos nós, e isso só podemos alcançar com o conhecimento de alto nível, tecnologia e pesquisa científica, ou seja, tudo aquilo que uma universidade (a UNIFESSPA) representa e se depender da nossa luta será.
Estamos indignados; e queremos passar para nossos cidadãos e cidadãs esta indignação. Por isso, convidamos você a participar do “abaixo assinado” em defesa do campus da UNIFESSPA em Parauapebas.
Também os convidamos a participar dessa luta!
Precisamos de 50 mil assinaturas para termos nosso campus universitário!
Participe! Sua assinatura pode mudar o futuro de seu filho e de toda a nossa cidade e região!
Procure um posto de coleta de assinatura pelos pontos da sua cidade (Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás).
Nenhum comentário:
Postar um comentário