Representantes de entidades estudantis e estudantes alagoanos ocuparam o centro de Maceió, na manhã da última sexta-feira (27/05) em uma manifestação pacífica reivindicando ao governo federal melhorias na educação
Em Maceió, na manhã da última sexta-feira (dia 27/05), estudantes de diversas escolas e universidades, junto com lideranças do movimento estudantil, se uniram para uma manifestação pacífica protestando contra o tratamento do governo estadual com a educação. Os manifestantes caminharam com as caras pintadas com as cores da bandeira de Alagoas da Praça dos Martírios até o Palácio de Cristal, passando pelo Tribunal de Justiça e pela Assembléia Legislativa.
Apesar de a manifestação ter caráter pacífico, a cavalaria e o Bope acompanharam os manifestantes durante toda a passeata. Quando os manifestantes estavam em frente ao Palácio, a polícia cercou os estudantes, tentando dispersar o ato. “Esse é o tipo de ‘diálogo’ que o governador tem com a população, através da polícia e da violência”, disse o Presidente estadual da UJS, Naldo Freitas.
A estudante da UNEAL Wellingta Carla denunciou: “A UNEAL hoje funciona com 40% do seu orçamento. É Universidade só no nome, porque está funcionando em situação de verdadeira precariedade em todos os setores. Esse governador está destruindo nossa Universidade!”. Para o Secretário Geral do DCE da UFAL, Hugo Cavalcante, “o caso é grave, pois Alagoas possui os piores índices de educação, violência, saúde e distribuição de renda. Os Alagoanos não merecem isso, temos que ir às ruas!”
Os sindicatos dos servidores públicos optaram por convocar um Ato unificado de todas as categorias para a próxima quarta-feira , dia 1º de junho. Segundo a Diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Claudia Petuba, “Nós estudantes resolvemos sair às ruas hoje e aproveitamos para fazer um chamamento a toda sociedade para participar do novo ato na semana que vem. A luta é dos estudantes, dos trabalhadores, de todo o povo Alagoano. Ninguém suporta mais os desmando desse governo”. Para o diretor da UBES João Carlos, “A juventude não é alienada, essa manifestação aqui mostra isso. Somos solidários à luta dos trabalhadores por melhorias salariais e também temos as nossas reivindicações”.
Fonte: www.une.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário