No último final de semana, dias 22 e 23 de outubro, 5,3 milhões de estudantes brasileiros de todo o país realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao contrário da edição passada, 2010, o exame foi encerrado sem ocorrência de incidentes.
A prova contou com duas questões sobre a União Nacional dos Estudantes (UNE). A primeira delas trazia uma foto dos “Caras Pintadas” e no enunciado citava o movimento fortemente protagonizado pela juventude nos anos 90 e o “Fora Collor”. A segunda fazia referência ao CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE como centro de importantes manifestações artísticas dos anos 60 em prol de reformas de base.
As questões deram o que falar. Logo após a prova, comentários sobre as mesmas pipocaram na página do Twitter da entidade. O estudante Romero Lima (@Romaro_Lima) afirmou que estava revoltado por ter se confundido e errado a questão. Já Iara Freitas (@IaraFreitas) postou na rede social que gostou quando abriu o caderno de questões e se deparou com uma imagem dos caras pintadas, e que a alegria foi maior ainda quando viu uma questão específica sobre a entidade. O estudante Daniel Filizola alegrou-se ao ver as questões: “Deu foi gosto de fazer essa prova!”.
Ainda antenada com questões relevantes para a juventude, a redação do exame teve o tema “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado”, e foi bastante elogiada por educadores e comentada pelos estudantes. ”Quem publica na internet torna a própria vida um livro aberto”, disse Juliana Moreno, 18, em entrevista ao Estado de S. Paulo.
Alunos são excluídos da prova
Apesar de não terem acontecido incidentes graves durante a prova, três estudantes, um de Salvador (BA), um de São José dos Pinhais (PR) e um de Parauapebas (PA), foram excluídos do segundo dia do exame, domingo, 23, por postar mensagens durante a prova.Além disso, alguns estudantes se queixaram da dificuldade para acessar os locais dos exames. “O transporte público estava sobrecarregado e as vias próximas às instituições de ensino congestionadas”, reclamou Adriano de Oliveira, 26. O estudante também afirmou que o seu local de prova havia fechado os portões 10 minutos antes do horário estabelecido.
O gabarito oficial do Enem deverá ser divulgado até quarta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
Da Redação site da UNE www.une.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário